Você que fez adesão à modalidade Saque Aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pode contratar a antecipação dos valores com o Grupo AMP.

Essa linha de crédito FGTS Saque Aniversário não compromete o seu orçamento mensal com prestações. Você pega o dinheiro agora e paga a operação com o valor do seu Saque Aniversário do FGTS.

Com esse empréstimo, você pode antecipar o saque de até CINCO anos, contratando uma operação de crédito para cada ciclo.

Continue a leitura para saber o passo a passo importante que você deve fazer para dar início ao seu processo de contratação de empréstimo com a antecipação do seu FGTS.

O que é o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Quem tem direito ao FGTS

Todos os trabalhadores regidos pela CLT que firmaram contrato de trabalho a partir de 05/10/1988. Antes dessa data, a opção pelo FGTS era facultativa. Também têm direito ao FGTS os trabalhadores rurais, os temporários, os intermitentes, os avulsos, os safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita) e os atletas profissionais (jogadores de futebol, vôlei, etc.). O diretor não-empregado poderá ser equiparado aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS. Foi facultado ao empregador doméstico recolher ou não o FGTS referente ao seu empregado até 30/09/2015, a partir de 01/10/2015 o recolhimento passou a ser obrigatório. A opção pelo recolhimento, quando facultado (antes de 01/10/2015), estabelece a sua obrigatoriedade enquanto durar o vínculo empregatício. O FGTS não é descontado do salário, é obrigação do empregador.

Também têm direito ao FGTS:

 -Trabalhadores rurais;

– Trabalhadores intermitentes (Lei nº 13.467/2017 – Reforma Trabalhista);

– Trabalhadores temporários;

– Trabalhadores avulsos;

– Safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita);

– Atletas profissionais(jogadores de futebol, vôlei, etc.);

– Diretor não-empregado poderá ser equiparado aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS e;

– Empregado doméstico.

Quem deposita

O empregador ou o tomador de serviços faz o depósito na conta vinculada ao FGTS do trabalhador. O depósito pode ser feito até o dia 7 de cada mês.

Por que o FGTS foi criado

Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves. E agora, após essa mudança na Caixa Econômica, é possível efetuar também Empréstimos com o seu saldo do FGTS.

O trabalhador pode utilizar os recursos do FGTS para a moradia nos casos de aquisição de imóvel novo ou usado, construção, liquidação ou amortização de dívida vinculada a contrato de financiamento habitacional.

Assim, o FGTS tornou-se uma das mais importantes fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente o de menor renda.

A importância dos recursos do Fundo para o desenvolvimento do país ultrapassa os benefícios da moradia digna, pois financiam, também, obras de saneamento e infra-estrutura, gerando melhorias na qualidade de vida, ao proporcionar água de qualidade, coleta e tratamento do esgoto sanitário.

O FGTS tem sido a maior fonte de recursos para a Habitação Popular e o Saneamento Básico.

Como fazer a adesão do saque aniversário e liberar a visualização dos bancos para meu FGTS?

Primeiramente, para realizar a adesão do empréstimo por saque aniversário, é necessário estar com a opção “Saque Aniversário” habilitada no seu aplicativo do FGTS. Abaixo tem uma imagem com o passo a passo de como habilitar o saque aniversário no seu FGTS, deixarei disponível também o link de um vídeo que ensina passo a passo como deve ser feito o processo de adesão e liberação para o banco visualizar seu saldo.

Clique AQUI e vá para o passo a passo no Youtube!

Siga os seguintes passos:
1. Acesse o aplicativo do FGTS com sua senha do gov.br;
2. Selecione a opção Saque Aniversário do FGTS no menu principal;
3. Leia, aceite os termos e conclua a operação.

Após isso, no menu inicial do aplicativo você terá a opção “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”, é aí que você autorizará os bancos a terem visibilidade do seu saldo.

Siga os seguintes passos:
1. Clique em “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”;
2. Clique na opção “Empréstimo Saque Aniversário”;
3. Clique em “Adicionar Instituição +”;
4. Escolha o banco que fará a simulação (no exemplo está o Banco J. Safra S.A), e conclua a operação.

Feito isso, seu FGTS já está pronto para ser consultado pelo banco. Agora basta você pedir para o seu consultor do Grupo AMP uma simulação do valor que você pode pegar.

As taxas desse produto são muito semelhantes ao Empréstimo Consignado, que são umas das melhores taxas do mercado de crédito. O acordo da antecipação do saque FGTS é feito em 1,99% a.m (ao mês), podendo ser antecipado conosco saques de até 5 períodos (anos).

A faixa etária que é apta para efetuar essa contratação é a partir dos 18 anos até quem está completando 75 anos de idade.

Você pode achar útil: